Educação – Colégio Instituto Castro

Escola Bilíngue

Em virtude das novas demandas sociais e contemporâneas e por ocasião da BNCC, dispomos de um programa bilíngue arrojado e inovador, em que nossos alunos, por meio da metodologia CLIL e da parceria com a International School e Universidade de Cambridge, tem contato direto e contínuo com a língua inglesa durante todos os dias da semana com aulas interativas e diferenciadas, a fim de desenvolver a fluência e ampliação vocabular.

Ensino Infantil

A Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Acreditamos na concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Desta forma, acolhemos as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, ampliando o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar. Nesta etapa, priorizamos a socialização, a autonomia e a comunicação.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nessa etapa, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, destaca-se a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Os alunos são orientados a perceber novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ao longo dessa etapa, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Ensino Médio

Considerar que há muitas juventudes implica organizar uma escola que acolha as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. E mais, que garanta aos estudantes ser protagonistas de seu próprio processo de escolarização, reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem. Significa, nesse sentido, assegurar- -lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.

Tempo Integral

Com o objetivo de oferecer às famílias uma opção segura de estadia na escola, disponibilizamos de um programa diferenciado para os alunos do tempo integral. Além de ser um grande aliado na aprendizagem dos alunos, esse projeto contribui para a formação de hábitos de alimentação saudável e normas de convivência social.

Habilidades SocioEmocionais

Contamos com um programa especializado de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fomentado pela parceria institucional com a Escola da Inteligência, do Dr. Augusto Cury, que tem por objetivo trabalhar a inteligência emocional do corpo discente, através de uma gama de recursos pedagógicos e digitais, que contribuem diretamente para a mudança de conceitos e paradigmas não só dos alunos, bem como da família e de toda comunidade escolar. Trata-se, portanto, de uma demanda urgente e necessária, trazida como obrigação pela BNCC.